domingo, 26 de agosto de 2007
>> Ubisoft adere ao selo “Games for Windows”
“The Settlers” será o primeiro título da produtora francesa a ostentar o selo de garantia de compatibilidade com o sistema operativo da Microsoft.
A Ubisoft adere assim ao sistema “Games for Windows” (Jogos para Windows) passando a publicar todos os seus novos títulos sob essa designação, que mais não é do que uma marca criada pela Microsoft para comunicar aos consumidores a compatibilidade dos jogos com a plataforma Windows.
Inicialmente, este selo era exclusivamente usado pela Microsoft mas recentemente tem conquistado a adesão de várias produtoras de videojogos incluindo a Electronic Arts, a Activision, Sega, Lucas Art e 2K Games.
>> Skype compensa falha com oferta de serviço gratuito
Milhares de assinantes do serviço de voz sobre IP têm estado a receber uma mensagem de e-mail comunicando a oferta de uma semana de serviço grátis, revela hoje o site Wired News.
Esta medida destina-se a compensar os utilizadores do Skype pela falha do sistema que afectou o funcionamento da plataforma durante dois dias na semana passada.
Entretanto, nos últimos dias, vários responsáveis do Skype têm vindo a público justificar a falha de funcionamento do seu serviço atribuindo a quebra ao anormalmente grande número de pedidos de actualização do software, na sequência de um update do Windows instalado quase em simultâneo em computadores de milhões de utilizadores em todo o mundo.
domingo, 19 de agosto de 2007
>> MTV Networks vai investir em jogos
O plano da empresa é investir 500 milhões de dólares em jogos de vídeo.
Ao longo dos próximos dois anos, a MTV Networks vai investir 500 milhões de dólares nos jogos de vídeo, com especial incidência na categoria de jogos para adultos. Segundo o anunciado pelo site Zdnet.com, a empresa considera ser esta a área que apresenta maior potencial de desenvolvimento.
O investimento insere-se na estratégia global de empresa, que prevê o desenvolvimento de jogos de vídeo. Mika Salmi, presidente da MTV Networks, anunciou esta semana que os jogos são um uma área fundamental para a estratégia futura da empresa.
sábado, 18 de agosto de 2007
>> Falha no Yahoo Messenger
Uma nova vulnerabilidade identificada no programa de IM do Yahoo! permite que um atacante introduza remotamente um código para assumir o controlo do PC infectado.
A falha foi detectada na versão 8.1.0.413 do Yahoo Messenger e é activada quando o utilizador liga a web cam do PC por convite de outro utilizador do programa.
A McAfee está por isso a aconselhar os utilizadores a não aceitarem convites para ligar a câmara de video até que seja emitida a respectiva correcção para o problema.
Os rumores desta falha foram primeiro comunicados num site chinês mas foram já confirmados por responsáveis do próprio Yahoo!.
>> Mais de dois milhões de portugueses navegaram na Internet em Julho
De acordo com o mais recente Netpanel da Marktest, durante o mês passado, foram mais de dois milhões e meio os portugueses que navegaram na Internet a partir das suas casas.
No total, foram visitadas mais de 3,3 mil milhões de páginas e cada utilizador visualizou, em média, 1.307 páginas, o que corresponde a um aumento de 1,4% relativamente ao mês anterior bem como um aumento de 4,8% face a Julho de 2006.
Na lista de domínios com mais utilizadores únicos, o Google mantém-se na liderança, seguido do Sapo e do MSN Live.
>> Wikipédia - Página de Sócrates alterada através de PC do Governo
Um cibernauta não identificado usou um endereço de IP sob a alçada do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo para retirar da enciclopédia colaborativa todas as referências à polémica do caso da licenciatura do Primeiro-Ministro na Universidade Independente.
Esta conclusão foi obtida através de uma nova ferramenta informática criada e disponibilizada recentemente on-line por um norte-americano e que permitiu agora constatar que todas as referências ao caso Independente foram retiradas da Wikipédia.
Entretanto, a mesma ferramenta já permitiu também saber que a CIA e o FBI têm procedido a várias alterações nas páginas da Wikipédia sobre assuntos relacionados com a segurança interna dos Estados Unidos.
Esta conclusão foi obtida através de uma nova ferramenta informática criada e disponibilizada recentemente on-line por um norte-americano e que permitiu agora constatar que todas as referências ao caso Independente foram retiradas da Wikipédia.
Entretanto, a mesma ferramenta já permitiu também saber que a CIA e o FBI têm procedido a várias alterações nas páginas da Wikipédia sobre assuntos relacionados com a segurança interna dos Estados Unidos.
DGS confirma risco de doença por exposição a campos electromagnéticos
Antenas de telemóvel, routers wireless, ecrãs de computadores, radares de aeroportos ou linhas de distribuição de electricidade estão entre as principais fontes de emissão de radiações consideradas de alto risco para a saúde pública por um relatório agora publicado no site da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e hoje revelado pelo diário Correio da Manhã.
Os malefícios dependem da intensidade e do tempo de exposição mas o documento refere que “é considerado como possível que uma intensa exposição aos campos electromagnéticos nas habitações possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia infantil e que esta exposição nos locais de trabalho possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia e tumores cerebrais em adultos”.
Os especialistas entretanto contactados pelo diário lembram que os grupos de maior risco são os adolescentes e os profissionais que têm maior contacto com as fontes de emissão da radiação.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
>> Yahoo! Messenger em telemóveis Vodafone
A operadora móvel Vodafone alargou a sua oferta de serviços de instant messaging, contando agora também com o Yahoo! Messenger.
Em resultado de uma parceria com os americanos da Yahoo, a Vodafone Portugal vai passar a disponibilizar aos seus clientes o Yahoo! Messenger, tornando-se assim o primeiro operador móvel em Portugal a lançar este serviço, segundo o anunciado pela marca em comunicado à imprensa.
A Vodafone, que já contava com o serviço Messenger Live desde 11 de Julho, passa agora a oferecer, aos seus 700 mil clientes com telemóveis Vodafone Live, a possibilidade de trocarem mensagens instantâneas no telemóvel como se estivessem num computador.
Se for cliente Vodafone Live e pretender aderir ao serviço, saiba que, para o fazer, deverá enviar um SMS para o número 12345 com o texto IM e efectuar, depois, o download da aplicação para o telefone. A Vodafone fez saber ainda que o serviço é gratuito até ao final do mês de Outubro, data a partir da qual passará a ter um custo de 3 euros mensais.
>> Site da ONU atacado
O site das Nações Unidas foi alvo de um ataque de “hacktivistas”, com mensagens apelando ao fim da guerra.
Os atacantes substituíram o discurso de Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, por mensagens onde apelavam à paz no mundo. A mensagem publicada pode ser traduzida por «Atacado por kerem125 M0sted e Gsy. Isto é um ciberprotesto. Israel e EUA não matem crianças e outras pessoas. Paz para sempre. Não à guerra».
Parece que o método usado para alterar a página principal da ONU foi uma “injecção” de SQL, aproveitando uma falha existente. Segundo a Wired, os atacantes referem que a falha ainda não foi corrigida, pelo que a porta fica aberta a outros ataques.
>> Google oferece o StarOffice também
O Google Pack ficou mais rico. Agora também oferece a versão mais recente do StarOffice.
Após oferecer o Docs and Spreadsheets, a Google inclui agora o StarOffice versão 8, de forma gratutia. Lembramos que, até agora, para adquirir o Star Office o utilizador pagava 70 dólares. Outra novidade é o facto de o StarOffice incluir mais ferramentas, fontes e templates do que o OpenOffice.
>> Fujitsu pode triplicar capacidades de armazenamento
A Fujitsu vai utilizar lasers para aumentar a actual capacidade dos discos rígidos.
Usando tecnologia numa escala “nano” e lasers que aqueçam partes do disco para melhor conduzirem e localizarem a informação, a Fujitsu planeia triplicar a quantidade de dados que podem ser armazenados em disco.
A marca deixou um dado: um terabit pode ser guardado numa polegada quadrada (2,54cm quadrados) até 2010. Este número é três vezes superior ao que se consegue com a actual tecnologia de gravação em disco rígido. Segundo a Beta News, no entanto, a Fujitsu parece estar a apontar para os quatro terabits por polegada quadrada.
>> Driver da ATI expõe vulnerabilidade no Vista
Um driver da ATI acaba por se revelar como uma ameaça séria ao kernel do Vista.
Durante algum tempo o novo sistema operativo da Microsoft esteve vulnerável. Em causa esteve um driver da ATI que expôs uma falha no kernel do Windows Vista. O driver atidsmxx.sys, versão 3.0.502.0, fazia com que o kernel do Vista desligasse outros drivers, o que poderia permitir que alguém o utilizasse para sabotar o sistema operativo. Nesta altura, a Microsoft e a AMD/ATI estão a trabalhar juntas para resolverem a situação.
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
>> AMD ataca novamente a Intel
Os dois fabricantes parecem não estar destinados a entender-se.
Um estudo da AMD pretende demonstrar que se a Intel não abusasse da sua posição dominante, os consumidores poderiam poupar 60 mil milhões de dólares em dez anos e os fabricantes poupariam mais 20 mil milhões de dólares.
Este estudo foi baseado em conclusões da Comissão Europeia e da Japan Fair Trade Commission em 2005. Na Europa, a conclusão da Comissão foi a de que «a Intel infringiu as leis do Tratado da Comissão Europeia sobre o abuso de posição dominante».
A AMD já lançou um site onde conta o seu lado da história, informando das actividades Intel que considera abusadoras.
Fonte: Exame Informatica
>> Intel quer unificar nomenclaturas
A empresa planeia rever o seu esquema de nomes para processadores, a partir de Janeiro de 2008.
A ideia é eliminar a confusão de nomes e simplificar as coisas para os consumidores. Assim, sob esta nova direcção, os Intel Viiv Processor Technology e Intel vPro Technology passarão a ser conhecidos simplesmente como Intel Core 2 Duo with Viiv (ou vPro). Ainda segundo a DigiTimes, as distinções de nomes baseados em núcleos irão também desaparecer. Assim, os Core 2 Quad, Core 2 Duo e Core 2 Solo passarão a ser conhecidos, simplesmente, por Core 2. Também os Penitum D e Pentium Dual Core serão agrupados sob o nome Pentium. Os Core 2 Extreme, Celeron e Xeon não sofrerão alterações de nomenclatura.
Apesar de este passo simplificar as coisas no campo da nomenclatura dos processadores, ainda não está claro como irá a Intel diferenciar os CPUs no que toca a quantidade de núcleos, velocidades, e tamanho da memória cache.
Fonte: Exameinformatica
>> iMacs mudam de aparência
O acabamento em alumínio e vidro distinguem os novos iMacs de 20 e 24 polegadas dos anteriores.
Ainda no que toca ao design, foi também apresentado um novo teclado de baixo perfil, também com acabamento em alumínio.
No interior os novos iMac utilizam processadores Intel Core 2 Duo (2 a 2,8GHz), 1GB de memória DDR2 a 667MHz (expansível até 4GB), placas gráficas ATI Radeon HD 2400 XT 128MB ou 2600 Pro 256MB, disco rígido Serial ATA (250GB a 750GB), uma unidade de gravação de DVD±RW DL 8x, bluetooth 2.0 e controlador de redes wireless Draft N (802.11n). No campo do software destaque para a inclusão do também novo pacote iLife ’08, composto pelas aplicações iMovie (edição de vídeo), iPhoto (edição e organização de fotos), iMac Web Gallery (partilha de fotos on-line), GarageBand (edição de música), iWeb (criação de sites web) e iDVD (criação de DVD). Ainda sem preços para Portugal, os novos iMac de 20” e 24” estão disponíveis no EUA por, respectivamente, 1199 e 1799 dólares (preços da configuração base).
Fonte: Exame Informatica
>> Chip da PS3 leva Sony aos tribunais
Uma empresa da Califórnia processou a Sony por esta quebrar a patente de uma tecnologia criada em 1991.
O processador Cell da Playstation3 motivou uma queixa por parte da Parallel Processing. Esta empresa alega que a Sony está a infringir uma patente sua, registada em 1991. A patente, segundo o site Next Gen, tem a ver com uma tecnologia de processamento sincronizado com memória partilhada (Synchronized Parallel Processing with Shared Memory).
A empresa queixosa pede a «destruição de todos os produtos que violem esta patente, bem como indemnizações financeiras», alegando que a Sony causou «danos irreparáveis e prejuízos financeiros».
Fonte: Exame informatica
>> Asus apresenta monitor inovador
A marca mostra o seu novo ecrã LCD panorâmico, com colunas e webcam integradas e certificado para o Windows Vista Premium.
Chama-se PG221 e é a nova aposta da Asus no campo dos monitores. Traz um sistema de som 2.1 incorporado, com colunas de 5W cada e um subwoofer de 15W. Através do uso da tecnologia SRS TruSurround XT, pode ser criado um sistema virtual de 6.1 colunas. Além de ouvir, o utilizador também pode ser visto, através da webcam de 1,3 megapíxeis.
O monitor tem 22 polegadas, com um tempo de resposta de 2ms (gray to gray), contraste de até 2000:1 e resolução de 1680x1050 pixeis.
Já está disponível nas lojas, com um PVP de 599 euros.
Fonte: Exame informatica
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
>> Vulnerabilidade do Gmail exposta
Na Defcon, um hacker conseguiu em segundos piratear o acesso a uma conta do Gmail.
Analisando o tráfego da rede interna e roubando alguns cookies, Robert Graham conseguiu entrar na conta de Gmail de outra pessoa, noticia a Cnet. Fora de uma rede privada é complicado fazê-lo, mas é possível. Esta demonstração, na Defcon, conferência de hackers, pretendia mostrar que o tráfego das redes internas não é tão seguro quanto parece.
Para evitar expor a sua conta de Gmail na rede interna, pode optar pela versão SSL, instalar o Greasemonkey para Firefox ou, caso use o Internet Explorer, digitar sempre http://www.gmail.com.
>> Protecção DRM nos Nokia
A marca finlandesa anuncia que quer trazer a tecnologia DRm da Microsoft para os telemóveis.
O maior fabricante de telemóveis do mundo revela que a plataforma S60 (utilizada pela Nokia, LG e Samsung) vai ter DRM, segundo a Reuters. Trata-se de uma tecnologia de protecção de dados, criada pela Microsoft, para salvaguardar os direitos de autor de conteúdos protegidos.
Não é inédita a parceria. Já em 2005, as duas marcas chegaram a acordo para a utilização do Windows Media Player em equipamentos Nokia. Ainda no campo da música, a Nokia planeia lançar um portal que venda músicas e conteúdos para telemóveis em formato digital, rivalizando com o iTunes da Apple.
Agora, o passo a seguir parece ser uma parceria para melhorar a Mobile TV.
>> Portátil para gamers, da Toshiba
A Toshiba vai lançar em Portugal um portátil desenhado especialmente para gamers, o Satellite X200-1AA.
Gráficos e de áudio com elevado desempenho são prometidos com este computador portátil da Toshiba graças ao processador Intel Core 2 Duo T7700 de 2,4GHz e a placa GeForce 8700 GT com suporte DirectX 10. O ecrã é de 17’’, com resolução máxima de 1680x1050 píxels.
O som ficará a cargo das quatro colunas Harman Kardon, um subwoofer e a tecnologia Dolby Sound Room que criam um ambiente envolvente.
Traz uma drive HD DVD de origem e uma interface HDMI. Está disponível a partir de 2.299€.
>> HP nega ser prejudicial à saúde
A marca desmente as conclusões de um estudo que referia que algumas impressoras a laser poderiam emitir partículas nocivas à saúde.
Na semana passada, a Exame Informática dava conta de um estudo australiano que denunciava alguns modelos de impressoras a laser estarem a emitir partículas ultrafinas que poderiam provocar doenças respiratórias. Agora a HP vem desmentir as conclusões, afirmando que «tem uma preocupação com a segurança dos seus produtos» e que «os testes às partículas ultrafinas são muito recentes, não se podendo por isso associar a emissão dessas partículas a danos para a saúde».
A HP refere que não se pode distinguir os efeitos causados pela emissão de partículas dos efeitos causados por outras fontes de emissão. A marca refere estar a continuar os testes, em parcerias com o Air Quality Sciences, dos EUA, e o Wilhelm-Klauditz Institute, da Alemanha.
domingo, 5 de agosto de 2007
>> Malware benigno?
A identidade do criador ainda é desconhecida, mas este vírus pode ser o que as editoras de música andavam à procura. Malware que persegue e apaga MP3.
Apesar de ser de baixo risco, tem consequências desastrosas. O até agora chamado worm W32 cria um ficheiro AutoRun na máquina infectada, detectando e apagando ficheiros em MP3.
O vírus propaga-se através de drives flash e computadores com Windows 95, 98, 2000, Me, NT, Server 2003, XP ou Vista são alvos potenciais.
O método não é completamente inovador. Há dois anos, o Nopir-B tentava apagar MP3 disfarçado de programa para copiar DVD e o Erazer, no ano passado, destruía MP3 e formatos de vídeo.
Apesar de ser de baixo risco, tem consequências desastrosas. O até agora chamado worm W32 cria um ficheiro AutoRun na máquina infectada, detectando e apagando ficheiros em MP3.
O vírus propaga-se através de drives flash e computadores com Windows 95, 98, 2000, Me, NT, Server 2003, XP ou Vista são alvos potenciais.
O método não é completamente inovador. Há dois anos, o Nopir-B tentava apagar MP3 disfarçado de programa para copiar DVD e o Erazer, no ano passado, destruía MP3 e formatos de vídeo.
>> Sony recolhe 350 mil máquinas fotográficas digitais
A Sony está a recolher 350.000 máquinas fotográficas. Um defeito de fabrico está na origem da decisão da marca.
Trinta japoneses e mais alguns cidadãos de outros países já se queixaram de se terem cortado ou arranhado com o modelo Cyber-Shot DSC-T5 da Sony. Assim, a marca decidiu recolher 350.000 máquinas para corrigir o erro. A causa é uma peça de metal que está na parte inferior da máquina, onde o fotógrafo pode se cortar, pode-se ler no site da Sony.
Todos os portes de envio e custos da reparação serão suportados pela marca. O erro afecta os modelos que tenham o número de série entre 3500001 and 3574100.
>> NetEmprego oferece trabalho a imigrantes
As vagas do NetEmprego que não tenham sido preenchidas por cidadãos portugueses ou da UE em 30 dias vão estar disponíveis para imigrantes.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, responsável pelo site NetEmprego decidiu alargar as ofertas de trabalho que tem a estrangeiros que procurem um ofício em Portugal, de acordo com o Diário de Notícias. A preferência vai para candidatos lusos ou da União Europeia, que têm 30 dias para se candidatar, antes que os imigrantes o possam fazer.
Assim, torna-se mais fácil a um imigrante pedir um visto de residência na embaixada portuguesa do seu país. Numa altura em que estão contados cem mil estrangeiros irregulares em Portugal, esta parece ser mais uma hipótese para se legalizarem.
>> Amazon com livros e produtos frescos
Quem gosta de ler ao tomar o pequeno almoço vai ficar contente. A Amazon.com, popular site de compras, acaba de se lançar no mercado dos produtos frescos.
Em Washington já é possível encomendar um livro e meia dúzia de ovos para o pequeno almoço, através do Amazon.com. A mais recente iniciativa foca-se apenas em Mercer Island, Washington, nesta fase inicial, mas prevê-se o seu rápido alargamento.
Nesta altura, já há doze carrinhas, devidamente preparadas, a fazer a entrega de produtos até à cozinha dos utilizadores.
>> Red Hat atrasa Google Desktop
Será só em Setembro que a versão Linux da Red Hat para o Google Desktop vai estar disponível.
Em Maio, a Red Hat tinha anunciado que estava a colaborar com a Intel para se conseguir criar um produto semelhante ao Windows, segundo a Reuters. No entanto, a empresa anuncia hoje este atraso, alegando que precisa de mais tempo para conseguir desenvolver novas tecnologias, essencialmente ligadas a formatos de vídeo.
>> Centenas de milhões já investidos no GPhone
A Google vai avançando em várias frentes. Um grande investimento já foi feito pela empresa para assegurar a chegada do GPhone.
De acordo com a Reuters, a Google tem vindo a contactar várias empresas de diferentes sectores para criar o seu próprio telefone. O software vai ser deixado ao cuidado da Taiwan’s High Tech Computer. A T-Mobile e a Orange são as operadoras escolhidas pela Google.
O equipamento em si vai ser desenhado pela Google e as preferências recaem em modelos smartphone topo de gama, com ecrãs grandes e que sejam capazes de correr as aplicações GoogleMaps e o Gmail.
Fonte: EI
Assinar:
Postagens (Atom)