quinta-feira, 28 de junho de 2007
>> Microsoft e Red Hat chegaram a negociar patentes
A revelação acaba de ser feita pelo administrador da Red Hat, Matthew Szulik: Microsoft e Red Hat chegaram a analisar um acordo de patentes no ano passado.
O acordo permitiria estabelecer uma aliança entre a maior produtora de software do mundo (a Microsoft) e a maior produtora de software Linux (a Red Hat).
As negociações acabaram por não produzir qualquer resultado: pouco antes de estabelecer um acordo similar com a Novell (uma softwarehouse do mundo Linux considerada arqui-rival da Red Hat), as negociações entre Red Hat e Microsoft terminaram, informa a Reuters.
Ainda assim, o caso mantém uma aura de mistério. Matthew Szulik não confirma – nem desmente – que as negociações com a Microsoft tenham sido reatadas.
Os acordos entre Microsoft e empresas do mundo Linux têm por ponto de partida alegações da Microsoft, que se diz vítima de abuso de 235 patentes por parte do movimento do software livre.
Ao assinar um acordo com a Microsoft, a Novell “livrou” os seus clientes de eventuais processos nos tribunais. Em contrapartida, ficou impedida de utilizar parte das componentes dos sistemas Linux, visto ter violado os princípios do software livre, definidos pela Free Software Foundation.
Fonte: Exame Informática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário