A Microsoft quer patentear um novo software que monitoriza o desempenho dos funcionários das empresas através da medição do seu batimento cardíaco, temperatura corporal, expressão facial e pressão sanguínea.
A patente solicitada pela Microsoft ao US Patent Office, a que o jornal "The Times" teve acesso, consiste num sistema que utiliza sensores sem fios para medir o metabolismo dos empregados, e poderá ser concedida dentro de um ano.
Esta é a primeira vez que uma empresa se propõe a implementar este tipo de tecnologia - até agora apenas utilizada por pilotos de aviação, bombeiros e astronautas da NASA - num comum local de trabalho.
Para além de medir o metabolismo dos trabalhadores, este «sistema único de monitorização» pode «detectar automaticamente frustração ou stress no utilizador» e «oferecer e providenciar assistência apropriada», diz a patente.
As alterações de ordem física num funcionário seriam comparadas com um perfil psicológico baseado na altura, idade e peso de trabalhador. Se o sistema detectar um aumento do batimento cardíaco ou expressões faciais que sugiram stress ou frustração, avisa a direcção de que ele precisa de ajuda.
A Microsoft recusou-se a comentar esta patente específica, argumentando que «normalmente não comenta aplicações de patentes em processo de decisão porque as alegações feitas na aplicação podem ser modificadas durante o processo de aprovação».
Fonte: Ciberia
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário