segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

>> Microsoft desenvolve "Big Brother" de escritório

A Microsoft quer patentear um novo software que monitoriza o desempenho dos funcionários das empresas através da medição do seu batimento cardíaco, temperatura corporal, expressão facial e pressão sanguínea.

A patente solicitada pela Microsoft ao US Patent Office, a que o jornal "The Times" teve acesso, consiste num sistema que utiliza sensores sem fios para medir o metabolismo dos empregados, e poderá ser concedida dentro de um ano.

Esta é a primeira vez que uma empresa se propõe a implementar este tipo de tecnologia - até agora apenas utilizada por pilotos de aviação, bombeiros e astronautas da NASA - num comum local de trabalho.

Para além de medir o metabolismo dos trabalhadores, este «sistema único de monitorização» pode «detectar automaticamente frustração ou stress no utilizador» e «oferecer e providenciar assistência apropriada», diz a patente.

As alterações de ordem física num funcionário seriam comparadas com um perfil psicológico baseado na altura, idade e peso de trabalhador. Se o sistema detectar um aumento do batimento cardíaco ou expressões faciais que sugiram stress ou frustração, avisa a direcção de que ele precisa de ajuda.

A Microsoft recusou-se a comentar esta patente específica, argumentando que «normalmente não comenta aplicações de patentes em processo de decisão porque as alegações feitas na aplicação podem ser modificadas durante o processo de aprovação».

Fonte: Ciberia

Nenhum comentário: