terça-feira, 9 de dezembro de 2008

# Sony Corp despede 16 mil

As oito mil pessoas representam 10% da capacidade industrial da empresa e serão despedidas para poupar cerca de 840 milhões de euros até ao final de 2009.


A medida será tomada para adaptar a empresa à quebra da procura mundial e à desvalorização do Iene.
Com estas medidas drásticas a gigante japonesa pretende menorizar os efeitos da crise e os resultados menos conseguidos em segmentos onde se mantém longe da liderança.

Segundo a Reuters, a Sony prepara-se para reduzir 10% da sua força de trabalho, o que mandará para o desemprego 16 mil pessoas (metade com contratos temporários). A esta medida junta-se a redução de 100 milhões de ienes (840 milhões de euros) nos custos anuais da empresa.

O plano de redução de custos já havia sido anunciado em Outubro.

A Sony justificou as medidas drásticas com os resultados menos conseguidos nos televisores de LCD Bravia, as câmaras digitais Cybershot e os leitores de MP3, onde a mítica marca Walkman tem tido dificuldade em impor-se face à popularidade dos iPods, da Apple.

O plano de crise prevê o desinvestimento em algumas áreas de negócio com piores resultados. Os especialistas lembram que não basta despedir trabalhadores para voltar à ribalta dos negócios – até porque a Sony, apesar da variedade de negócios, padece da falta de fontes de receitas estáveis.


Fonte: IE

Nenhum comentário: