domingo, 23 de setembro de 2007

>> Discos rígidos em segunda mão revelam segredos dos donos

Um novo estudo revela que mais de um terço dos discos rígidos em segunda mão ainda contém dados sensíveis de empresas e utilizadores finais.
Investigadores da British Telecom e da Universidade de Glamorgan compraram 300 discos em segunda mão em Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Alemanha. Depois, analisaram-nos para ver que informação conseguiam resgatar.

Encontraram detalhes sobre salários, dados financeiros, informação médica, pornografia e registos de compras on-line. No total, os investigadores concluíram que 37% dos discos ainda continham dados pessoais que podiam ser recuperados. Um crescimento de 3% em relação ao mesmo estudo efectuado no ano anterior.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

>> Google no topo

Image Hosted by ImageShack.us


O Google mantém-se na liderança dos motores de busca. Em Agosto, cerca de 64% dos cibernautas norte-americanos preferiram os seus serviços.
Segundo dados estatísticos divulgados, hoje, pela Hitwise, o motor de busca da Google teve, em Agosto de 2007, uma quota de mercado de 63,98%. Bateu, uma vez mais, o search.Yahoo.com, o search.Msn.com e o Ask.com.

Comparando com o mesmo mês de 2006, constata-se que o Google tem vindo a ganhar cada vez mais terreno (de 59,99% para 63,98%) ao Yahoo (de 22,73% para 22,87%), ao Msn (de 11,86% para 7,98%) e ao Ask (de 3,37% para 3,49%).

Nestes valores, destaca-se a posição da Microsoft, que vê a quota de mercado do seu motor de busca baixar quase quatro pontos percentuais.

Note-se que os dados avançados pela Nielsen/NetRatings para Agosto de 2007, atribuem ao Google 53,6%, ao Yahoo 20% e ao Msn 13% do mercado dos EUA.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

>> Hi5 foi o mais visitado em Agosto

Image Hosted by ImageShack.us


Cerca de 17% de todas as páginas visitadas em Agosto pelos cibernautas portugueses tiveram como endereço o site da comunidade Hi5, revelam os resultados do estudo Netpanel da Marktest.

O site tmn.pt voltou a protagonizar o maior aumento mensal em número de utilizadores únicos, enquanto que em páginas consultadas a maior subida coube ao hi5.com.

Em Agosto, foram visitadas cerca de 3,4 mil milhões de páginas, mais 3,3% do que no mês anterior e mais 14,3% do que no mês homólogo de 2006. Cada utilizador viu, em média, 1.359 páginas, o que significou um aumento de 4% relativamente ao mês anterior e de 10,7% face a Agosto de 2006.

Na lista de domínios com mais utilizadores únicos, o google.pt mantém-se na liderança, com 2.021 mil indivíduos, seguido do sapo.pt, com 1.817 mil utilizadores únicos e do live.com, com 1.722 mil utilizadores únicos.

>> Chamadas móveis de borla

Uma empresa sueca está a desenvolver uma nova tecnologia para troca gratuita de dados e voz entre telemóveis. O serviço já começou a ser testado na Tanzânia.

A empresa sueca TerraNet pode mudar o panorama das telecomunicações mundiais, se conseguir implementar com sucesso o seu novo modelo de chamadas entre telemóveis. O objectivo é possibilitar comunicações em áreas com pouca rede, ou onde é impraticável ter uma fonte de sinal. A empresa já instalou projectos com esta tecnologia na Tanzânia e no Equador, segundo noticia a BBC.

O criador do projecto, Anders Carlius, inspirou-se no peer-to-peer dos computadores. A ideia é cada telefone ser simultaneamente um emissor e receptor de chamadas e também uma fonte de sinal. Cada equipamento em si tem um alcance de 1Km, mas se vários telefones estão ligados, perto uns dos outros, o alcance cresce exponencialmente e é criada uma pequena rede de comunicações.

Os telefones que estão entre um emissor e um receptor servem de canais para a comunicação. O emissor marca o número de telefone do receptor e a rede criada pelos telefones verifica se está dentro do alcance. Caso esteja, é feita a ligação. Como a rede é suportada pelos telefones em si, não há outro custo associado que não o do próprio equipamento. O grande inconveniente deste sistema é a escassez de frequências que podem ser utilizadas.

As comunicações TerraNet só estão disponíveis em telefones especiais, mas Carlius diz que espera que no futuro seja uma ferramenta disponível em todos os telefones, como o Bluetooth.

A Ericsson já investiu na TerraNet, mas os operadores de telecomunicações não se mostram receptivos, uma vez que a tecnologia, a ter sucesso, pode significar o fim da era GSM (utilizada em 70% dos telemóveis actualmente).

domingo, 9 de setembro de 2007

>> Storm Worm já infecta mais de milhão e meio de PC

Image Hosted by ImageShack.us

O cavalo de tróia Storm Worm já controla um exército de 1,8 milhões de máquinas zumbis.
Este número foi fornecido pela empresa de segurança inglesa MessageLabs no seu relatório mensal sobre malware referente a >Agosto. O relatório regista grande aumento de e-mails com ligações para cartões postais virtuais ou contendo convites para descarregar software beta ou ver vídeos no YouTube. Estas mensagens são enviadas pela rede do Storm Worm, que actualmente está estimada em 1,8 milhões de computadores.

O corpo das mensagens e a linha de assunto são variáveis, mas os e-mails são documentos HTML contendo uma ligação para um endereço IP, que aponta para um computador já infectado pelo cavalo de tróia. Se o destinatário clica nessa ligação, o browser é redireccionado para um servidor, que tenta infectar a máquina com o Storm.

De meia em meia hora, o servidor muda o código do malware, com o objetivo de tornar mais difícil a sua detecção. O próprio e-mail não contém nenhum programa nocivo, e as ligações também são modificados com frequência.

Embora o nome da ameaça seja Storm Worm, a MessageLabs explica que o invasor não é tecnicamente um worm, mas um cavalo de tróia, e invade as máquinas sem utilizar nenhuma falha no sistema. O seu objetivo é criar uma extensa rede de máquinas-escravas mediante as quais os autores do Storm podem enviar spam. O Storm Worm é também conhecido por outros nomes, como Zhelatin, Peacomm e Nuwar.

É importante explicar que, quando o e-mail aparentemente convida o utilizador a ver um vídeo no YouTube, a ligação não aponta, de facto, para esse site. O texto visível, sim, mas o que está por baixo dele é o endereço de um computador já infectado.

Fonte: Ei

>> Comunicações electrónicas vão ser vigiadas

Image Hosted by ImageShack.us

O Governo português acaba de aprovar a proposta que obriga os operadores de telecomunicações a guardar, durante um ano, os dados referentes às chamadas de voz, de videoconferência, de mensagens SMS e de e-mail.

O objectivo é que estes dados possam ser acedidos pelas autoridades policiais em caso de investigação de crimes graves, como o terrorismo e criminalidade altamente organizada, tráfico de armas e estupefacientes, contrabando, injúria, ameaça e devassa da vida privada e perturbação da paz ou crime de evasão, quando o arguido tiver sido condenado pelos crimes atrás descritos.

No entanto, ficam guardados apenas os dados de tráfego e de localização, ou seja, o nome do emissor e do receptor, o local de onde é feita a comunicação, a data e a duração das ligações. Os conteúdos das comunicações ficam a salvo.

A proposta de lei que foi ontem aprovada em Conselho de Ministros e resulta da transposição de uma directiva comunitária, com vista ao combate ao terrorismo e à criminalidade altamente organizada.

A Assembleia da República terá ainda que pronunciar-se sobre a matéria tendo de o fazer brevemente, uma vez que a Comissão Europeia pretende que todos os Estados-Membros tenham o novo sistema a funcionar até ao próximo dia 15 de Setembro.

Fonte: EI

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

>> Cartões de crédito chegam ao Second Life

Image Hosted by ImageShack.us


A ideia partiu de uma empresa de Singapura que dá pelo FirstMeta e promete inaugurar, em breve, a era dos cartões de crédito virtuais no Second Life.
A companhia de Singapura tem já preparados dois tipos de cartões de crédito virtuais – uma modalidade Basic e uma modalidade Gold. A primeira permite um crédito mensal de 5000 mil Lindens (o correspondente a cerca de 15 euros, quando se procede à conversão do dinheiro virtual para a moeda da UE); a versão Gold prevê um crédito mensal de 10 mil Lindens (cerca de 30 euros) mensais.

Ambos os cartões vão poder ser utilizados em 75 lojas dos Second Life, informa a Wired.

O cartão, que dá pelo nome de FirstMeta, não exige o pagamento de anuidades ou mínimos de utilização, mas contempla a aplicação de juros de 47,45% a 54,75% ao ano (de 0,13% a 0,15% por dia).

De forma similar ao que se passa com os congéneres reais, os cartões de crédito virtuais têm de ser validados por avatares com essa missão.

Fonte: EI

>> Primeiro roubo de identidade P2P

Image Hosted by ImageShack.us


É o primeiro caso do género de que há registo. Um homem em Seattle, nos E.U.A., foi detido por usar redes P2P para roubar identidades e dados de centenas de computadores.

Gregory Kopiloff, de 35 anos, foi detido ontem em Seattle, nos E.U.A.. Alegadamente, Kopiloff usou a rede de partilha de ficheiros Lime Wire para aceder a informação bancária e fiscal das suas vítimas. Depois, usava os dados conseguidos para abrir contas on-line, fazer compras na Internet e depois vendia os artigos comprados por metade do preço de custo.

Segundo as autoridades norte-americanas, 80 pessoas foram vítimas de Kopiloff, com prejuízos de mais de 70 mil dólares, avança o Cnet News.com

Se forem provadas as acusações de fraude postal, acesso a computadores protegidos sem autorização para fins fraudulentos e roubo de identidade, Kopiloff pode ser condenado a 22 anos de prisão e uma multa de 250 mil dólares.

Fonte: EI

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

>> eBay atacada por rede de botnets gigante

Image Hosted by ImageShack.us


Há mais de uma semana que o maior site de leilões está em guerra com uma rede de botnets gigante.
O ataque foi dado a conhecer por uma entrevista da eWeek a um responsável da empresa de segurança Aladdin Knowledge Systems.

O eBay não confirma o ataque oficialmente, mas os responsáveis da empresa de segurança não se coibiram de descrever detalhadamente o ataque, classificando-o como uma enorme rede de botnets, que tem em vista a intercepção de dados pessoais e financeiros de utilizadores do site leiloeiro.

Uma rede de botnets é constituída por vários computadores infectados por um vírus ou outro tipo códigos maliciosos. Uma vez infectados, estes computadores passam a actuar na Web sob ordens dos autores dos vírus, sem que os legítimos proprietários se apercebam.

Os responsáveis da Alladin classificaram o ataque ao eBay como um dos mais complexos e potentes já registados. Segundo os peritos de segurança, os autores do ataque começaram por “recrutar” botnets através de mais de 300 sites que infectam os computadores dos cibernautas mais incautos.

Uma vez infectados, estes computadores passam a assumir uma função específica no ataque, através da distribuição de parcelas de informação.

Fonte: EI

>> Preço do Zune desce 50 dólares

O lançamento dos novos iPod já começou a produzir efeito: a Microsoft anunciou que vai reduzir o preço do leitor de multimédia portátil Zune em 50 dólares.
De ora em diante, o Zune vai passar a custar 199 dólares (cerca de 160 euros, por enquanto apenas à venda no EUA).

O anúncio foi feito através do portal Zune Insider e, apesar de a Microsoft afirmar que a redução de preço já estava a ser estudada há alguns meses, a ninguém passa desapercebida a “coincidência” de o novo preço do Zune ser anunciado um dia antes do lançamento da nova gama do rival iPod, da Apple (ver notícias do dia sobre o lançamento iPod Touch no site da Exame Informática).

A Microsoft justifica a redução de preços com a necessidade de atrair um maior número de pessoas para a “barricada” do Zune. A avaliar pelo números conhecidos, a empresa de Gates e Ballmer ainda tem muito trabalho pela frente até conseguir ameaçar a liderança da Apple e do iPod nos leitores de multimédia: enquanto a Microsoft vendeu um milhão de Zunes desde o lançamento em Outubro de 2006, a Apple totaliza mais de 100 milhões de iPod vendidos em todo o mundo desde o lançamento da primeira versão em 2001, recorda a Reuters.

Fonte: Exame Informatica

>> Apple cruza iPod com iPhone e lança iPod Touch

Image Hosted by ImageShack.us


A Exame Informática esteve em Londres, a convite da Apple, para assistir à apresentação da nova linha de produtos da fabricante que inclui um novo modelo iPod resultante do cruzamento com o iPhone.

Este novo dispositivo foi baptizado como iPod Touch, tem apenas oito milímetros de espessura e cruza funcionalidades de reprodução e armazenamento de música e video com uma interface touchscreen.

O iPod Touch integra ainda uma antena wi-fi que permite conectividade à Internet e é instalado de origem com a versão móvel do browser Safari e acesso directo às funcionalidades de pesquisa do Google e do Yahoo! e aos videos do YouTube.

O iPod Touch terá uma versão de 8 GB e outra de 16 GB e será disponibilizado em todo o mundo contemplando de origem conteúdos em vários idiomas, incluindo o português.

Como complemento, a Apple associou também à sua loja iTunes uma funcionalidade que permite aos utilizadores do iPod Touch comprarem canções no iTunes via wi-fi.

O iPod Nano também foi alvo de reformulação e tem agora um formato mais quadrado e muito mais fino que o seu predecessor com um ecrã mais generoso capaz de reproduzir video com resolução de 320x240. A bateria suporta 24 horas de reprodução de música e vai ser disponibilizado em versão de 4 e de 8 GB.

O iPod Video passa a chamar-se Classic e será relançado em duas novas versões ambas mais finas que as actuais, uma delas com 160 GB de capacidade de armazenamento.

Também o Shuffle será alvo de relançamento, mas apenas numa nova gama de cores.

Quanto à loja de música iTunes, para além da nova funcionalidade wi-fi destinada ao iPod Touch, vai passar a incluir uma área destinada a toques de telemóvel que podem ser personalizados pelo utilizador que, para o efeito, terá que pagar 99 cêntimos para além do valor de aquisição da música original.

Isabel Infante, em Londres

>> Universidade do Minho e IST recebem 116 mil euros da HP

Image Hosted by ImageShack.us


Dinheiro e material vão ser dados a estas duas universidades portuguesas, no âmbito de uma iniciativa dirigida ao ensino.

«Redefinir o modelo das aulas e melhorar a interacção estudante-professor» são os objectivos da iniciativa e vão ser distribuídos Tablet PC, impressoras, câmaras e outros materiais que cativem o interesse dos alunos nas áreas de ciências e matemática.

Em Portugal, a Universidade do Minho e o Instituto Superior Técnico vão ter direito, cada uma, a 58 mil euros. No total, 13 universidades da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) são abrangidas, noticia o Tek.

Em três anos, o Technology for Teaching Grant chegou a 30 universidades, desafiando-as a integrar uma comunidade de boas práticas entre si.

Fonte: Exame Informática

domingo, 2 de setembro de 2007

>> Vem aí o iCar?

Image Hosted by ImageShack.us


A fabricante automóvel Volkswagen (VW) e a Apple podem estar a discutir a possibilidade da produção conjunta de um novo modelo de carro, revelam hoje vários sites de tecnologia.

De acordo com o revelado por responsáveis da VW à revista alemã “Capital”, “as duas empresas estão ainda numa fase muito inicial de conversações” tendo o CEO da VW, Martin Winterkorn e o CEO da Apple, Steve Jobs, estado reunidos há poucos dias na Califórnia com vista à discussão da criação de um potencial iCar.

Recorde-se que as duas empresas já colaboraram no passado. Em 2003, quem comprasse um dos novos modelos “Carocha” da VW levava grátis um iPod como parte da promoção “Pods Unite”.

>> Amazon.com vai vender música em Setembro

Image Hosted by ImageShack.us


Depois dos livros, da electrónica, da informática e, mais recentemente, dos produtos frescos, a loja virtual vai inaugurar em meados do próximo mês um novo serviço de venda de música, revela a edição de hoje do New York Post, citando fontes próximas da direcção da Amazon.

As faixas serão vendidas em formato mp3 oferecendo assim aos consumidores de música uma alternativa ao formato AAC da loja iTunes da Apple.

>> IBM descobre técnica que pode permitir pôr 30 mil filmes completos num iPod

Image Hosted by ImageShack.us


A IBM descobriu uma forma de manipular os átomos de forma a aumentar desmesuradamente a capacidade de armazenamento de pequenos equipamentos.
Compreender e manipular o comportamento dos átomos é crítico para se conseguir dominar o poder da nanotecnologia, que lida com partículas milhares de vezes mais finas e pequenas que um fio de cabelo.

“Uma das propriedades básicas presentes em todos os átomos é que eles se comportam como pequenos imanes”, afirmou à agência Reuters Cyrus Hirjibehedin, um cientista da IBM pertencente ao centro de pesquisa de Almaden.

“Se conseguir manter essa orientação magnética estável durante todo o tempo, poderá utilizá-la para armazenar informação. É assim que funcionam os discos rígidos…”, acrescentou o mesmo cientista.

Hirjibehedin e o seu colega Andreas Heinrich, têm estado a estudar esta propriedade em átomos de ferro utilizando um microscópio desenvolvido pela IBM. Neste momento tentam encontrar um átomo que se mantenha estável durante todo o tempo. Se conseguirem, vão dar a pequenos equipamentos, com unidades de armazenamento igualmente diminutas, a possibilidade de aumentarem exponencialmente a sua capacidade de guardar grandes quantidades de dados.