Uma empresa sueca está a desenvolver uma nova tecnologia para troca gratuita de dados e voz entre telemóveis. O serviço já começou a ser testado na Tanzânia.
A empresa sueca TerraNet pode mudar o panorama das telecomunicações mundiais, se conseguir implementar com sucesso o seu novo modelo de chamadas entre telemóveis. O objectivo é possibilitar comunicações em áreas com pouca rede, ou onde é impraticável ter uma fonte de sinal. A empresa já instalou projectos com esta tecnologia na Tanzânia e no Equador, segundo noticia a BBC.
O criador do projecto, Anders Carlius, inspirou-se no peer-to-peer dos computadores. A ideia é cada telefone ser simultaneamente um emissor e receptor de chamadas e também uma fonte de sinal. Cada equipamento em si tem um alcance de 1Km, mas se vários telefones estão ligados, perto uns dos outros, o alcance cresce exponencialmente e é criada uma pequena rede de comunicações.
Os telefones que estão entre um emissor e um receptor servem de canais para a comunicação. O emissor marca o número de telefone do receptor e a rede criada pelos telefones verifica se está dentro do alcance. Caso esteja, é feita a ligação. Como a rede é suportada pelos telefones em si, não há outro custo associado que não o do próprio equipamento. O grande inconveniente deste sistema é a escassez de frequências que podem ser utilizadas.
As comunicações TerraNet só estão disponíveis em telefones especiais, mas Carlius diz que espera que no futuro seja uma ferramenta disponível em todos os telefones, como o Bluetooth.
A Ericsson já investiu na TerraNet, mas os operadores de telecomunicações não se mostram receptivos, uma vez que a tecnologia, a ter sucesso, pode significar o fim da era GSM (utilizada em 70% dos telemóveis actualmente).
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário