domingo, 2 de setembro de 2007

>> IBM descobre técnica que pode permitir pôr 30 mil filmes completos num iPod

Image Hosted by ImageShack.us


A IBM descobriu uma forma de manipular os átomos de forma a aumentar desmesuradamente a capacidade de armazenamento de pequenos equipamentos.
Compreender e manipular o comportamento dos átomos é crítico para se conseguir dominar o poder da nanotecnologia, que lida com partículas milhares de vezes mais finas e pequenas que um fio de cabelo.

“Uma das propriedades básicas presentes em todos os átomos é que eles se comportam como pequenos imanes”, afirmou à agência Reuters Cyrus Hirjibehedin, um cientista da IBM pertencente ao centro de pesquisa de Almaden.

“Se conseguir manter essa orientação magnética estável durante todo o tempo, poderá utilizá-la para armazenar informação. É assim que funcionam os discos rígidos…”, acrescentou o mesmo cientista.

Hirjibehedin e o seu colega Andreas Heinrich, têm estado a estudar esta propriedade em átomos de ferro utilizando um microscópio desenvolvido pela IBM. Neste momento tentam encontrar um átomo que se mantenha estável durante todo o tempo. Se conseguirem, vão dar a pequenos equipamentos, com unidades de armazenamento igualmente diminutas, a possibilidade de aumentarem exponencialmente a sua capacidade de guardar grandes quantidades de dados.

Nenhum comentário: