quinta-feira, 19 de julho de 2007
>> Firefox ameaça domínio do Internet Explorer na Europa
O browser da Mozilla conquistou, nos últimos quatro meses, uma média de 3,2 por cento do mercado em 32 países europeus, de acordo com a empresa de medição de estatísticas e audiências da Internet XiTi Monitor.
Segundo os números da empresa para a Europa, a quota de mercado do Firefox subiu dos 21,1 por cento que detinha em Julho de 2006 para 27,8 por cento, em Julho de 2007. O browser da Microsoft, o Internet Explorer, continua a ser líder no continente europeu, com cerca de 66,5 por cento do mercado, mas em alguns países europeus, principalmente da Europa de Leste, a sua hegemonia começa a ser posta em causa.
A mais alta taxa de penetração do Firefox na Europa regista-se na Eslovénia, onde atinge os 47,9 por cento, seguida pela Finlândia e Eslováquia, com 45,4 e 40,4 por cento, respectivamente. Na Polónia, Hungria e Croácia a quota de utilizadores é de 39 por cento. Em Portugal, esse número situa-se nos 21,4 por cento.
Para o presidente da Mozilla Europa, Tristan Nitot, o sucesso do Firefox no Leste Europeu deve-se ao espírito de entreajuda existente nas comunidades de suporte destes países. Nitot também "espera continuar a ganhar quota de mercado, pois pretende promover a escolha", já que "o monopólio conduz à falta de inovação".
A Microsoft diz não estar preocupada com o aumento de utilizadores do browser da Mozilla e refere o seu orgulho por o Windows continuar a ser a plataforma escolhida, pois oferece aos seus clientes o "maior número de opções de hardware e software disponíveis no mercado".
Fonte: Cibéria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário