quarta-feira, 11 de julho de 2007

>> HP apresenta sistema de refrigeração inteligente

Image Hosted by ImageShack.us


A Hewlett-Packard apresenta em Nice, França, um novo conjunto de soluções para a área dos sistemas habitualmente designados como “power and cooling”.
No hardware, aumentar a potência obriga a baixar a temperatura. Mas até onde se pode continuar a elevar o consumo energético a que obriga esta relação e por quanto tempo mais será este modelo sustentável do ponto de vista ambiental?

Foi a pretexto desta pergunta que a HP juntou esta semana, em Nice, vários jornalistas da Europa, Médio Oriente e África aproveitando para apresentar o seu novo conjunto de soluções para a área dos sistemas habitualmente designados como “power and cooling”.

Concentrando a atenção no excessivo consumo energético associado à manutenção dos Data Centers (que aumentou dez vezes nos últimos dez anos), a HP foca agora a sua estratégia de pesquisa e desenvolvimento em aplicações capazes de gerir de forma mais optimizada as capacidades de potência e de refrigeração destes espaços que alojam e concentram as infra-estruturas tecnológicas que suportam as empresas e os seus serviços.

Das várias soluções demonstradas pela HP, o destaque foi para a aplicação Dynamic
Smart Cooling que, alegadamente, conseguirá poupar até 45% no consumo energético associado à refrigeração dos equipamentos, embora mantendo os seus níveis de potência inalterados. Isto torna-se possível porque esta aplicação consegue gerir o fluxo de ar frio condicionado que é emitido para vários pontos do Data Center, redireccionando-o em tempo real para os locais onde seja mais necessário em função das necessidades de potência sentidas a cada momento.

A HP garante que a implementação do Dynamic Smart Cooling poderá mesmo corresponder à eliminação da emissão de cinco mil toneladas de CO2, por ano.

Entre as outras soluções de “power and cooling” exemplificadas em Nice, destaque ainda para o novo sistema de monitorização e gestão térmica especificamente desenhado para plataformas Blade C-Class, para a HP Dynamic Power Saver (que optimiza o consumo energético equilibrando potência, refrigeração, densidade e performance) e para a HP Active Cool Fans (desenhada para arrefecer servidores Blade de 16 unidades com um consumo máximo de 100 Watts).

A HP aproveitou ainda para sublinhar o seu empenho na construção de um futuro energeticamente mais racional reforçando a sua intenção de, até 2010, reduzir em 20% o consumo de energia associado a todos os seus produtos e operações. Recorde-se que a União Europeia estabeleceu a mesma meta mas com o prazo alargado para 2020.
Isabel Infante, em Nice

Nenhum comentário: