segunda-feira, 16 de julho de 2007

>> Google acusado de enganar utilizadores

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Acusado de conduta enganosa pela autoridade australiana que vigia a concorrência, o gigante dos motores de busca vai sentar-se no banco do réus.

A Comissão Australiana da Competição e do Consumidor (CACC) acusou a Trading Post Australia, Google Ireland, Google Australia e Google, Inc. de terem enganado os utilizadores do motor de busca através de "links patrocinados".

Os links patrocinados são uma forma de anúncios publicitários online utilizada pelos motores de busca. Os anunciantes podem comprar uma ou várias palavras-chave ("keywords") e sempre que um utilizador procura por esses termos, o link para o site do anunciante aparece junto dos resultados da pesquisa. A venda deste tipo de publicidade representa a maior fatia das receitas do Google.

Este caso refere-se a dois destes anúncios, entitulados “Kloster Ford” e “Charlestown Toyota”, que foram comprados pela Trading Post Australia e, supostamente, encaminhavam para a sua página. O problema é que a Kloster Ford e a Charlestown Toyota são duas empresas de venda de automóveis concorrentes da Trading Post.



A CACC alega que o Google, por ter permitido a publicação dos links e não os distinguir adequadamente dos resultados "orgânicos" da busca, violou a lei australiana. O porta-voz do Google Australia, Rob Shilkin, disse ao site news.com.au acreditar que "estas queixas não têm fundamento e que a empresa se irá defender delas vigorosamente". Shilkin considerou ainda que este é um "ataque contra todos os motores de busca e empresas australianas, grandes e pequenas, que os utilizam para contactarem com os clientes de todo o mundo".

Esta acção legal, que será decidida no Tribunal Federal de Sydney, é a primeira do seu género. A CACC afirma ser a primeira entidade reguladora a procurar uma clarificação legal sobre as práticas comerciais do Google.

Fonte: Ciberia

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